PNLD 2018 Literário

Categoria 4

(Ensino Fundamental - 1º ao 3º ano)

Obra 1390L18602

 

Temas: A descoberta de si; O mundo natural e social; Família, amigos e escola; Diversão e aventura

SE ESSA RUA FOSSE MINHA: LIVRO DE BRINCAR

Texto: Paula Giannini

Ilustrações: André Flauzino

Teresinha, Pai Francisco e Alecrim são três crianças de diferentes realidades culturais.

Quando estão juntas se sentem igualmente felizes, como se o mundo fosse um só para todos, como se as definições de etnias e classes sociais não existissem. 

Juntas, brincam, enquanto crescem e descobrem o mundo.

Uma peça teatral para ser lida, encenada, desvendada e sentida em muitas possibilidades.

O texto "Se essa rua fosse minha: livro de brincar" (em peça, espetáculo de brincar) é uma obra que busca "romper a quarta parede", propondo a interação do pequeno leitor e seu educador não só por meio do jogo teatral, mas, sobretudo, convidando-os ao ato de brincar.

A peça de teatro infantil cujo texto se encontra neste livro homônimo é um espetáculo totalmente interativo, no qual os espectadores assistem (leem) à história "brincando" todo o tempo de brincadeiras colhidas do folclore infantil brasileiro.

Como obra teatral, a peça foi merecedora, por duas vezes consecutivas, do Prêmio Pontinhos de Cultura (Ministério da Cultura) e do Prêmio Valores do Brasil (Banco do Brasil). E, como livro, foi selecionado para representar o Brasil no Catálogo FNLIJ apresentado na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália).

A proposta do texto é apresentar a dramaturgia para crianças, levando-as também ao resgate lúdico de brinquedos, que aos poucos estão esquecidos na vida das grandes cidades e, até mesmo, nos pequenos municípios. Durante a leitura, a proposta é de que a criança brinque e cante com jogos diversos, colhidos da cultura popular brasileira, numa iniciativa que integra pais, avós, educadores e crianças em uma viagem através do "túnel do tempo" dos brinquedos.

© 2015 Editora Bambolê & Livraria Bambolê

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1072 loja 2 - Copacabana - Rio de Janeiro/RJ 

Tel: (21) 3490-1054

Criado com Wix.com